03/04/2024

Projeto que institui o Abril Azul, dedicado a conscientização sobre o Autismo é aprovado por unanimidade

A proposta prevê que no mês de abril, poderão ser realizadas campanhas de esclarecimento e outras ações educativas sobre o autismo, por meio de parcerias com instituições ou entidades.

O vereador Alexandre da Silva(PSB), que preside a Câmara de Vereadores, teve aprovado na Sessão Ordinária dessa Terça-Feira(2), o Projeto de Lei 001/2024 de sua autoria que institui e inclui no calendário oficial do município de Nova Petrópolis o mês de Abril Azul, dedicado a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

A matéria tem o intento de estimular a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão, promoção das ações relativas ao TEA. A proposta prevê que no mês de abril, segundo critérios de oportunidade e conveniência, poderão ser realizadas campanhas de esclarecimento e outras ações educativas sobre o autismo, por meio de parcerias com instituições ou entidades.

Na tribuna, o vereador lembrou que a aprovação se dá exatamente na data que marca a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e reiterou que o objetivo do projeto também é impulsionar o compromisso político e de cooperação institucional para investimentos maiores na saúde e também atividades laborais das pessoas com o transtorno, melhorando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos autistas e seus familiares. “O que queremos é que a informação chegue até as pessoas fazendo com que haja a adesão da sociedade organizada para a conscientização em todos os setores seja do comércio ou serviços, buscando que haja um atendimento prioritário. Tenho certeza que o Executivo também se sensibilizará com a causa e promoverá outras atividades durante o ano para que informação, o conhecimento chegue até as pessoas”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores.

Acesse a integra do Projeto de Lei 001/2024: https://www.camaranovapetropolis.com.br/UPLarquivos/projetos_tramitacao_1609_26032024163352.pdf

A Presidente da União das Famílias Atípicas(UFA), de Nova Petrópolis Roberta Giuliano Falzoni falou sobre a importância da visibilidade não apenas para o Abril Azul, e o autismo, mas também as várias comorbidades que acompanham este transtorno. “A UFA está lutando não só pelo autismo, mas por todas as pessoas neuroatípicas da cidade”, disse a presidente, ao lembrar que Nova Petrópolis tem uma grande comunidade que está sentindo que precisa de uma voz e que não está sendo ouvida.

Roberta Falzoni enfatiza que a aprovação do Abril Azul é o primeiro passo para que estas famílias se sintam acolhidas e inclusas. Para os integrantes da União de Famílias Atípicas, a visibilidade, maior inclusão; e divulgação de informação começa com o Abril Azul, por isso a importância de os poderes constituídos darem apoio à causa, o que segundo Roberta Falzoni, encontrou na Câmara de Vereadores ao trazer a demanda ao presidente Alexandre da Silva. “A receptividade que tivemos para a causa foi incrível porquê, pela primeira vez nós familiares nos sentimos ouvidos. A gente tem que trabalhar unidos, poder público, iniciativa privada e instituições, porque somente juntos vamos conseguir chegar a algum lugar", sublinhou.

O projeto de autoria do vereador Alexandre da Silva recebeu os cumprimentos e o voto favorável de todos os vereadores. Kátia Zummach(PSDB), disse que qualquer ação ou nova lei sempre traz um alento às famílias e o Legislativo aprovou o projeto para que estas famílias se sintam acolhidas. Daniel Michaelsem(MDB), disse que “o Autismo faz parte deste mundo e não é um mundo a parte”; e cumprimentou as famílias integrantes da associação pela iniciativa. Tarcísio Brescovit(PL), Egon Ackermann(Republicanos), Oraci de Freitas(PP), e Cláudio Gottschalk(PDT), também foram a tribuna manifestar apoio ao projeto e parabenizar os integrantes da UFA pela criação da associação em Nova Petrópolis.

Dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), mostram que uma em cada 36 crianças; e um em cada 45 adultos são autistas. No Brasil, conforme os estudos, há cerca de dois milhões de pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista(TEA), que compromete a comunicação, socialização e o comportamento do indivíduo. A UFA está trabalhando no levantamento de dados sobre pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista(TEA), e deverá apresentá-lo nos próximos dias aos poderes Legislativo e Executivo do município de Nova Petrópolis.

O Projeto de Lei aprovado nesta semana, também enfatiza o trabalho voluntário na causa e pede mais envolvimento do poder público alertando para a necessidade de um atendimento mais adequado a quem seja diagnosticado com o TEA.

Veja imagens: https://www.camaranovapetropolis.com.br/galerias_int.php?id=57

Creditos da Foto: Antonio Brito / Comunicação Câmara de Vereadores