04/04/2024

Presidente da Câmara de Vereadores participa de inauguração da nova sede do Arquivo Histórico Municipal

O presidente da Câmara de Vereadores lembrou que em 2023 a casa legislativa fez o seu resgate histórico hoje integrado ao acerto do Arquivo Histórico Municipal.

Em ato concorrido, foi realizada a inauguração da nova sede do Arquivo Histórico Municipal Lino Grings na tarde desta quinta-feira(04). A inauguração do novo espaço contempla a comemoração dos 35 anos de história do Arquivo Histórico.

A Câmara de Vereadores esteve representada pelo presidente vereador Alexandre da Silva(PSB), e pela vereadora Kátia Zummach(PSDB). A nova sede agora está junto ao espaço Mais Cultura no bairro Logradouro. Criado no dia 04 de abril de 1989 o Arquivo Histórico funcionava recentemente no piso superior da Biblioteca Pública Municipal professora Elsa Hofstätter da Silva.

O presidente Alexandre da Silva em seu pronunciamento, falou da alegria de a Câmara de Vereadores estar participando da inauguração de um espaço tão importante para o município. “Quem não preserva sua história perde a sua identidade, e é preciso manter isso vivo”, disse o presidente ao lembrar que “temos ainda um longo caminho a percorrer; e se vamos para algum lugar devemos saber a história de onde viemos” completou. O vereador parabenizou aos envolvidos no projeto e cumprimentou o diretor do Arquivo Histórico Pedro Scheer pelo zelo, comprometimento e altiva condução no trabalho a frente da entidade.

O presidente ressaltou ainda que a Câmara de Vereadores também preserva a sua história, e lembrou que em 2023 a casa legislativa fez o seu resgate histórico hoje integrado ao acerto do Arquivo Histórico Municipal.

Participaram do ato, além do presidente da Câmara Alexandre da Silva e a vereadora Kátia Zummach, também o prefeito Jorge Darlei Wolf, vice-prefeito Martim Wismann, o juiz da Comarca de Nova Petrópolis Francklin de Oliveira Netto, secretários, integrantes da pasta da cultura e comunidade. O ato de inauguração também contou com espaço de homenagem e o descerramento da placa de inauguração do Arquivo Histórico Municipal Lino Grings.

Veja fotos: https://www.camaranovapetropolis.com.br/galerias_int.php?id=59