10/04/2024

Vereador pede providências para fluidez no trânsito em rotatórias

O Vereador Cláudio Gottschalk(PDT), teve aprovado o regime de urgência na indicação nº 004/2024 que solicita que o Poder Executivo Municipal junto a secretaria competente estude a possibilidade de fazer alterações nas rótulas da cidade retirando os tachões hoje existentes e permitindo que os veículos permaneçam na direita da pista sem precisar invadir a outra faixa para fazer a conversão.

Na tribuna, o legislador justificou que a medida daria mais fluidez ao trânsito principalmente nos horários de pico nestas interseções urbanas. Cláudio Gottschalk disse que a retirada dos tachões possibilitaria que o veículo que esteja trafegando na faixa da direita possa seguir livremente somente com a obrigatoriedade de parada para dar prioridade aos usuários das faixas de travessia de pedestres. O vereador citou o movimento registrado nas cercanias de dois supermercados, especialmente nos finais de tarde, onde o trânsito é lento devido aos tachões existentes na via. “Eu acho que isso precisa ser bem analisado pelo Executivo para ver a possibilidade de uma mudança para melhorar a fluidez do trânsito em alguns pontos da nossa cidade. Nós não podemos ter essa tranqueira na cidade, as pessoas tem compromissos, tem horários e o trânsito parado devido ao afunilamento provocado pelos tachões”, disse o vereador do PDT.

O vereador Daniel Carlos Michaelsen(Republicanos), concordou com o posicionamento de Gottschalk, porém lembrou que a retirada poderia provocar o excesso de velocidade por parte dos motoristas. “A tua preocupação é pertinente, porém é preciso atentar a segurança no trânsito, por isso seria importante a retirada dos tachões em apenas duas rotatórias onde há maior fluxo de trânsito, mantendo as demais”, lembrou. Michaelsen disse ainda que quando houver a duplicação da ERS-235 o engarrafamento irá diminuir, por isso importante começar de forma gradativa essa mudança.

O Regime de Urgência aprovado por unanimidade na sessão de ontem, estará na ordem do dia na próxima semana.

Crédito da Foto: Antonio Brito / Comunicação Câmara de Vereadores