10/04/2024

PSDB e REPUBLICANOS passam a deter quatro cadeiras na Câmara de Nova Petrópolis, a partir do dia 16

A partir do dia 16 de abril próximo, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis terá nova configuração nas bancadas. O período tido como janela partidária iniciada em 7 de março e encerrada na sexta-feira(5) de abril, trouxe uma espécie de dança das cadeiras para o legislativo nova petropolitano.

Destaque para as mudanças de Daniel Michaelsen que saiu do MDB e ingressou no Republicanos, mesmo partido do vereador e presidente da Sigla, Egon Ackermann. Com isso o Republicanos passará a ter duas cadeiras na Casa Legislativa. Michaelsen deve disputar a prefeitura de Nova Petrópolis envergando as cores da sigla a qual assinou filiação na última semana.

Outra Mudança que ocorrerá está relacionada a chegada do ex-secretário de agricultura Jorge Luiz Lüdke suplente do PSDB e à saída do também suplente de vereador Carlos Antonio Simon. Assim os “tucanos”, também terão duas cadeiras na Câmara, sendo estas a de Jorge Lüdke(Alemão) e a da vereadora Kátia Zummach.

Na última sessão ordinária realizada em 02 de abril, já havia sido confirmada a cadeira do Partido Liberal(PL), na Câmara de Vereadores devido ao ingresso de Tarcísio Brescovit à agremiação partidária, após ter deixado os quadros do Patriota.

Ao longo de 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato. Segundo a Resolução do TSE nº 23.738/2024, que definiu o calendário eleitoral para as Eleições Municipais 2024, este prazo findou em 05 de abril.

A janela partidária

Aberta somente em anos eleitorais, a janela partidária é o período de 30 dias em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em pleitos proporcionais – como vereadores, por exemplo – podem mudar de legenda sem perder o cargo. A janela partidária está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995). Fonte: TSE