Presidente participa de Mateada da Conscientização ao Autismo

O vereador Alexandre da Silva(PSB), autor da matéria, disse no encontro estar honrado em participar do movimento que vem crescendo no município

A Câmara de Vereadores esteve representada na Mateada da Conscientização ao Autismo com as Famílias Atípicas de Nova Petrópolis realizada no domingo(14), pela manhã na rua Coberta da Praça das Flores. A mateada foi iniciativa do grupo de Famílias Atípicas e integrou a programação do Abril Azul, que teve no dia 02, Lei aprovada pela Câmara de Vereadores incluindo Abril no calendário oficial do município como o mês dedicado a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva(PSB), autor da matéria, disse no encontro estar honrado em poder participar do movimento que agora vem ganhando força a partir do trabalho realizado pelos integrantes da União de Famílias Atípicas(UFA), de Nova Petrópolis

Lembrou que quando foi contatado pela coordenadora Roberta Giuliano Falzoni, logo sugeriu a criação de uma Lei para instituir o Abril Azul. Destacou o vereador, que a referida Lei não iria fazer as coisas acontecerem sozinhas, mas sim, veio para que as ações sejam instituídas oficialmente no calendário do município contribuindo para o avanço do diálogo vai sendo construído por todos

“Quando criamos a Lei na Câmara, tínhamos certeza de que todos os vereadores dariam voto favorável, assim como fez a vereadora Kátia Zummach(PSDB) que está aqui presente neste ato”, disse o presidente salientando que talvez, o maior desafio para o município seja o desconhecimento da causa, a desinformação. “Essa é a pauta que teremos que trabalhar, levando a informação a população, uma vez que o tema é de conhecimento do município”, frisou.

O presidente do Poder Legislativo disse também que irá conversar com o prefeito Jorge Darlei Wolf, por entender que a informação sobre o autismo pode ser disseminada nas escolas do município e também pelos agentes de saúde. “Através da educação sobre o tema será possível o envolvimento de todas as entidades e segmentos como o comércio, por exemplo, que poderá mostrar ser amigo da causa e colocar adesivos na porta dos estabelecimentos dando, quando possível, e de forma voluntária, atendimento prioritário a essas famílias”, sugeriu.

Alexandre da Silva falou ainda da importância da criação de uma rede de apoio para as famílias no sentido de que tenham suporte e mencionou a possibilidade de fazer um censo das crianças atípicas para que se dê atendimento mais adequado àquelas famílias que necessitam.

A Coordenadora Roberta Giuliano Falzoni, agradeceu em nome da UFA a presença do Presidente da Câmara, e de sua esposa Quely, num domingo tão importante para as famílias atípicas do município de Nova Petrópolis. “Nesse encontro iniciamos a semeadura da inclusão na cidade, com conscientização do Transtorno do Espectro Autista(TEA), e divulgação de informações e experiências das famílias atípicas. O desejo da UFA é que todas as pessoas atípicas ou não, demonstrem a mesma empatia e humanidade que o Presidente da Câmara de Vereadores teve para conosco”, disse sublinhando que “esse seja o primeiro passo em uma linda jornada azul por um futuro melhor”.