15/05/2024

Vereadores se reúnem para discutir ações emergenciais a serem sugeridas ao Poder Executivo

O presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva(PSB), liderou uma reunião com demais vereadores do Poder Legislativo para, em conjunto, discutirem ações emergenciais e que a posteriore serão sugeridas ao Poder Executivo.

São ações que os legisladores entendem serem necessárias para atacar os prejuízos causados pela intempérie climática que atinge o município de Nova Petrópolis e que tem trazido muita preocupação tendo em vista os efeitos que causará na economia local, bem como para outros setores diretamente ligados ao cotidiano da população.

Para o presidente Alexandre da Silva é preciso achar solução para os problemas hoje existentes para que o impacto seja o menor possível. “Nova Petrópolis está fazendo valer o slogan de Capital do Cooperativismo, a partir do auxílio de uns para os outros que se vê nos últimos dias. Esse é o momento de não se olhar para siglas/cores partidárias e todos unirem esforços para achar soluções para os problemas decorrentes do clima”, disse.

Alexandre da Silva afirmou que um grupo de trabalho será criado envolvendo vários setores da sociedade e comunidade de Nova Petrópolis para o apontamento de ações necessárias ao enfrentamento das dificuldades. Um documento será elaborado e entregue ao Poder Executivo com as sugestões e a partir disso, as ações sejam realizadas.

Uma das prioridades já elencadas é a necessária reconstrução da Ponte sobre o Rio Cai na BR-116, importante ligação para Caxias do Sul e que nesta semana cedeu devido a força das águas. O vereador Daniel Michaelsen(Republicanos), lembrou que a passagem é fundamental para a comunidade residente em São José do Caí e reiterou que a liberação da ponte para o tráfego é crucial para o comércio e indústria de Nova Petrópolis e da Região.

Egon Ackermann(Republicanos) lembrou da necessidade de se ter planos para mitigar os impactos causados pelas intempéries climáticas e reiterou a necessidade de rotas alternativas para que o município não fique ilhado.

Jorge Lüdke(PSDB), lembrou a situação vivenciada nas últimas semanas, que de certa forma, começa a afetar o psicológico das pessoas; e concordou que estradas alternativas precisam ser planejadas de forma a não apresentarem problemas que hoje são vistos nas localidades interioranas do município.

Também participaram da reunião os vereadores Tarcísio Brescovit(PL), Oraci de Freitas(PP), Cláudio Gottschalk(PDT), o assessor jurídico Josmar Marcelo de Quadros, e o suplente de vereador Roberto Morschel(PSB), que nos próximos dias estará assumindo cadeira na Câmara de Vereadores.

A vereadora Kátia Zummach(PSDB), não participou da reunião por estar em compromissos particulares avisados com antecedência à presidência da Câmara de Vereadores.

Creditos da Foto: Antonio Brito /  Comunicação CVNP