12/06/2024

“Questão patrimonial responde por 90% dos casos de violência contra idosos”, diz coordenadora na Câmara de Vereadores

Sobre violência contra idosos, Liliane Kintschner destacou que em 2022 foram atendidos 5 casos, 2023 28 casos e em 2024 até este momento foram contabilizados 13 casos.

A Sessão Ordinária teve a presença da Coordenadora Especial de Políticas para Mulheres e Idosos de Nova Petrópolis Liliane Kintschner. Ela abordou na Câmara de Vereadores tema atinente ao “Junho Violeta”, mês da conscientização pelo fim da violência contra a pessoa idosa. A Lei Municipal 4.982 de autoria do vereador Alexandre da Silva(PSB), foi instituída em 19 de maio de 2021.

Conforme dados apresentados pela coordenadora, Nova Petrópolis tem atualmente 5.377 idosos, sendo 2.970 mulheres. Destes, pelo menos 782 participam de alguma atividade e 433 estão integrados a grupos de terceira idade. Destacou ainda que 199 pessoas com 60 anos ou mais estão institucionalizados, ou seja, residem em lares para idosos que são fiscalizados pelo Conselho Municipal do Idoso e pelo Ministério Público em parceria com o poder público municipal. Liliane Kintschner ressaltou a importância do envolvimento das pessoas idosas em alguma atividade e reiterou que os números da coordenadoria denotam o bem que estas políticas públicas do município, fazem aos idosos.

Sobre violência contra idosos, Liliane destacou que em 2022 foram atendidos 5 casos, 2023 28 casos e em 2024 até este momento foram contabilizados 13 casos. “Toda a vez que somos acionados para resolver alguma violação de direito dos idosos, a gente contabiliza isso como algum tipo de violência, seja negligência ou abandono, física, financeira, ou psicológica”, destacou. “É responsabilidade da família cuidar dos idosos”, reforçou.

Após apresentação dos dados, Liliane Kintschner acolheu questionamentos encaminhados pelos vereadores e respondeu ao vereador Tarcísio Brescovit(PL), que 90% dos casos registrados de violência contra idosos em Nova Petrópolis tem a ver com a questão patrimonial. Confirmou também que as visitas fiscalizatórias às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’S), não são agendadas, reiterando que tais visitas são definidas a partir de reunião do Conselho Municipal do Idoso sem o necessário agendamento.

O vereador e presidente Alexandre da Silva cumprimentou a coordenadora pelo trabalho desenvolvido e disse que “nada é mais importante do que cuidar e amar a quem nos cuidou e amou”. Perguntou sobre penalização para pessoas ou familiares que cometem algum tipo de violência e ouviu que quando a denuncia chega até a coordenadoria, a visita é feita para ouvir os idosos e familiares e num terceiro momento é proposta reunião de conciliação, porém se o trabalho não surtir efeitos, os casos são encaminhados para a promotoria pública. “Este é o procedimento quando os casos envolvem desavença familiar”, reiterou.

A vereadora Kátia Zummach solicitou informações sobre abrigamento de idosos eventualmente prejudicados pelas intempéries climáticas de maio, porém ouviu de Liliane que estes dados ela não tinha, mas no CRAS os números existem, inclusive de quantas cestas básicas haviam sido distribuídas. Os dados serão enviados a Câmara de Vereadores na próxima semana.

Liliane citou que na atualidade apenas duas pessoas estão trabalhando na coordenadoria e a partir da pergunta do presidente Alexandre da Silva, confirmou que há falta de recursos humanos para dar um melhor apoio às demandas que surgem. “Com certeza a gente faz muito, mas ainda há muito a fazer. A gente não consegue abraçar tudo. No dia a dia normal poderíamos fazer mais, se tivesse mais profissionais para trabalhar”, sublinhou.

“Precisamos ressaltar o trabalho que é feito pelo município, a partir do Projeto de Lei de nossa autoria que foi aprovado por unanimidade nesta casa. É importante essas leis não ficarem só no papel ou na gaveta. É importante colocar as leis aprovadas pelo Legislativo em prática por cada pasta do executivo. Parabéns pelo engajamento e pelos números apresentados que propiciaram termos mais informações de como estão as coisas em relação a este importante tema”, concluiu o presidente Alexandre da Silva.

No próximo sábado, dia 15, transcorre o dia mundial da violência contra a pessoa idosa.

Foto: Antonio Brito / Assessoria de Comunicação CVNP