18/06/2024

Vereadores participam de lançamento da 51ª Edição do Festival Internacional de Folclore

O presidente Alexandre da Silva falou na abertura sobre a importância dos eventos acontecerem para movimentar a economia de Nova Petrópolis, atraindo visitantes de várias regiões gaúchas.

Com presença de autoridades municipais, representantes de grupos folclóricos e convidados, foi realizado na manhã desta terça-feira(18), o lançamento da 51ª Edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Serão 17 dias de atrações a partir do dia 19 de julho. Os eventos se estendem até o dia 04 de agosto com vasta programação artística, cultural e atrações nas áreas do artesanato, jogos e a culinária. Num discurso conjugado, as soberanas do Festival Internacional lembraram que “sem o empenho e dedicação dos organizadores, o evento não seria possível. O festival será fonte de esperança e solidariedade, celebrando a cultura e fortalecendo os laços que nos unem”, disseram a rainha Ana Luiza Kuhn e as princesas Marluce Maldaner e Camila Caroline Schwaab.

O presidente da Câmara de Vereadores Alexandre da Silva(PSB), ao saudar os vereadores Cláudio Gottschalck(PDT), Oraci de Freitas(PP), Jorge Lüdke(PSDB) e a vereadora Kátia Zummach(PSDB), presentes no lançamento; e demais autoridades, ressaltou a importância desses eventos estarem acontecendo em Nova Petrópolis. “A importância destes eventos se manterem na nossa cidade, por que além da gente levar essa diversidade, essa cultura, a gente movimenta toda a economia, e sabemos como isso é fundamental para o comércio, rede hoteleira e a gastronomia, mesmo sabendo das dificuldades que estamos enfrentando.”, disse.

Alexandre lembrou ainda das culturas existentes em Nova Petrópolis e que não se restringem apenas a cultura alemã, que tem neste ano um singular significado pelas comemorações da passagem dos 200 anos da imigração. “Eu desejo sucesso ao Festival Internacional do Folclore e reitero que a Câmara de Vereadores está sempre a disposição com o propósito de construir, somar junto com todos. Que os visitantes de outros municípios venham comemorar esta grande festa da nossa cultura por que é essa diversidade que nos une e fortalece nosso legado”, disse, lembrando o slogan do evento cultural neste ano.

O Festival Internacional de Folclore acontece entre os dias 19 de julho e 04 de agosto com grupos étnicos de folclore que virão de Ijuí, Porto Alegre, e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. Em nível nacional irão participar grupos de folclore de Santa Catarina, Sergipe, Paraíba e Pará e ainda grupos internacionais que virão da Argentina, Peru, Estados Unidos, Alemanha e pela primeira vez na história do festival, grupo da Espanha. No total 36 grupos de folclore estarão participando dos eventos.

Crédito da Foto: Antonio Brito / Comunicação CVNP