Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

30/10/2024

Embaixador do Instituto Lixo Zero vai a Câmara de Vereadores e afirma: “podemos mudar a realidade através da educação. O melhor lixo é aquele que não é gerado”

Nova Petrópolis tem média acima da estadual no que tange ao reaproveitamento de resíduos, atingindo percentual de 16%.

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores teve a presença na noite da terça-feira(29), do Embaixador do Instituto Lixo Zero Irineu Lasch, integrante do Coletivo Lixo Zero de Nova Petrópolis. A entidade representativa solicitou espaço ao presidente Alexandre da Silva para falar sobre a programação da Semana Lixo Zero que está em sua terceira edição, tendo a primeira ocorrida em 2022, a partir da criação da Lei Municipal de autoria do vereador Alexandre da Silva. “A partir dessa lei a gente pôde se envolver num trabalho coletivo e isso é muito importante”, destacou.

Ao citar o tema da Semana Lixo Zero “Lixo quem cuida sou eu”, lembrou que cada um é responsável pelo seu lixo e isso está previsto na Constituição Federal quando cita que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. “O lixo é um grande problema que precisa ser enfrentado imediatamente e esse lixo tem impacto ambiental, social, sanitário, e econômico”, lembrou o professor Irineu.

O embaixador, ao citar a Lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos indagou, a partir da responsabilidade da Câmara de Vereadores de criar e fiscalizar leis, se todos os moradores de Nova Petrópolis são ouvidos ou serão ouvidos na questão de como são atendidos na coleta dos resíduos, se há uma avaliação da coleta seletiva no sentido do cronograma e da segregação adequada dos resíduos.

Citou o plano municipal de resíduos sólidos e seus objetivos dizendo que pouco mais da metade dos municípios gaúchos encaminhou propostas baseada nesta lei. Ao citar a produção de resíduos reafirmou que “o grande vilão da natureza é o plástico e não é por acaso que estamos insistindo para que se faça o dia D sem sacolas plásticas, então por quê não pensar em fazê-lo no último sábado de cada mês. Tenho um sonho de que a gente faça isso muitas vezes durante o ano”, sugeriu.

Veja fotos aqui: https://www.camaranovapetropolis.com.br/galerias_int.php?id=68

Nova Petrópolis tem média acima da estadual no que tange ao reaproveitamento de resíduos, atingindo percentual de 16%, disse o professor ao citar a Lei de incentivo a reciclagem e provocou os atuais e futuros vereadores a atentarem para a legislação nacional que estabelece incentivos fiscais e benefícios para projetos que estimulem a cadeia produtiva da reciclagem.

Destacou neste sentido, a necessidade de criação de projetos que contemplem este reaproveitamento e exemplificou a criação de composteiras nas comunidades. “Eu como professor batalho muito por isso. Nós podemos mudar a realidade através da educação e se ela não funcionar, que seja por meio de Lei. O melhor lixo é aquele que não é gerado”, ponderou.

Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis