Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

17/04/2025

Vereadores pressionam CORSAN/Aegea por melhora na distribuição de água em Nova Petrópolis

Edis voltaram a criticar serviço prestado pela empresa no Município

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Sessão Ordinária de 15 de abril foi marcada por posicionamentos fortes dos vereadores Inspetor Robison (Republicanos), João Bombeiro (PL) e Narciso (PDT) em relação ao serviço de distribuição de água da CORSAN/Aegea em Nova Petrópolis. O vereador Narciso destacou que protocolou um ofício junto à CORSAN/Aegea solicitando a isenção do pagamento da taxa de água para os moradores, em razão da má qualidade da água e frequentes interrupções de distribuição na cidade. O vereador Inspetor Robison sugeriu que o Poder Executivo atribua multa diária à CORSAN/Aegea por conta do problema da água suja que segue chegando às residências. O vereador João Bombeiro relatou que a Comissão da Água, criada no início do ano pelo Poder Legislativo, também encaminhou ofício à CORSAN/Aegea, no qual solicita o fechamento dos registros residenciais enquanto houver expurgo de água suja, instalação de filtros em cada residência e a isenção da taxa da água.

Para o vereador Narciso, atitudes mais firmes devem ser adotadas pelo Poder Legislativo diante dos problemas enfrentados pela população em relação ao serviço de distribuição de água. “Tomei a iniciativa de protocolar um ofício, do meu Gabinete, junto à Aegea, solicitando a isenção da cobrança da taxa de água. A empresa não solucionou essa questão e é um absurdo o morador pagar para receber água suja. Os representantes da Aegea estiveram aqui na Casa Legislativa em março, deram suas explicações, mas os problemas seguem e eles não retornaram para serem questionados sobre isso. Eu seguirei agindo para garantir que a população seja atendida como merece e tenha água limpa nas torneiras”, disse Narciso.

De acordo com o vereador Inspetor Robison, adotar ações mais concretas pode ser o caminho para que haja melhoria no fornecimento de água no Município. “Enquanto presidente, sugeri a criação da Comissão da Água, que vem atuando de forma firme junto aos representantes da CORSAN/Aegea. Mas vou além e sugiro que o Poder Executivo que atribua uma multa diária à empresa por cada dia que a água não chega limpa às residências. Acredito que essa seja uma das próximas ações que pode ser adotada para que vejamos uma mudança nesse cenário inadmissível. É lamentável que, em 2025, ainda tenhamos que falar sobre algo tão básico que é o fornecimento e a qualidade da água em Nova Petrópolis”, destacou Robison.

Segundo o vereador João Bombeiro, a Comissão da Água está cumprindo seu papel ao fiscalizar a atuação da CORSAN/Aegea em Nova Petrópolis. “Recentemente, a Comissão da Água encaminhou ofício à CORSAN/Aegea, solicitando o fechamento dos registros residenciais, enquanto houver água suja sendo expurgada, bem como a instalação de filtros nas residências e a isenção do pagamento da taxa da água para moradores prejudicados. Além disso, como vereador, recebo todos os dias demandas da comunidade e sempre encaminho elas à CORSAN/Aegea, pedindo para que solucionem os problemas”, ressaltou João.