Vereadores receberam na sessão semanal a visita do secretário de administração Paulo Marcos Schwantz. O convite foi encaminhado pelo presidente Inspetor Robison atendendo solicitação dos vereadores. Schwantz compareceu no Legislativo para fazer esclarecimentos sobre o Projeto de Lei 064/2025 que altera a Lei Municipal nº 5.181 de 2022 que estabelece o Plano de Carreira dos servidores e institui o respectivo quadro de cargos.
Na tribuna, o secretário disse que a atual Administração está trabalhando com olhos à Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF), e que os ajustes propostos no Projeto provocam economia para os cofres públicos e melhor aplicação de recursos nas ações em prol da comunidade. Citou o exemplo da folha de pagamento que hoje representa 41.53% do orçamento municipal, bem abaixo do que prevê a LRF. “As medidas adotadas possibilitaram, por exemplo, fazermos o pagamento de insalubridade para motoristas que não estavam recebendo e para auxiliares de serviços gerais que ainda não recebiam – representando o beneficio para pelo menos 75 servidores da municipalidade”, disse o secretário.
Ao responder indagações dos vereadores, Schwantz citou que serão criados cargos de secretários adjuntos de planejamento e da fazenda, além do coordenador especial de multiuso da atenção primária, do assessor de meio ambiente, diretor do núcleo de digitação da informação da saúde, e diretor de ensino e pesquisa em saúde. “Não se trata de reajustes de salário, neste projeto estamos falando de alterações de cargo, alteração e criação e novos cargos e readaptações. Nosso intento é não perder bons funcionários e conseguir otimizar o trabalho, melhorando inclusive a nossa arrecadação e a prestação de serviços à nossa comunidade.
O secretário lembrou que passados os primeiros meses da administração, há a necessidade de adequação de cargos, especialmente aqueles de direção, chefia e assessoramento, que de sua vez tem como incumbência levar a efeito as diretrizes e políticas governamentais da Administração.
Após os esclarecimentos trazidos pelo secretário de administração Paulo Schwantz, o Projeto de Lei 064/2025 que tramitava na Pauta da casa legislativa e que foi retirado da pauta na última sessão ordinária foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis