Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

20/08/2025

Secretário de Turismo e Cultura vai a Câmara e faz balanço dos primeiros meses de sua gestão

Em pronunciamento de pouco mais de meia hora, Rodrigo Sangali expos ações de sua pasta e discorreu sobre planejamento estratégico para fomentar o turismo em Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Sessão Ordinária do Poder Legislativo semanal recebeu na terça-feira,19, a visita do secretário de Turismo e Cultura do Município Rodrigo Barbieri Sangali. Iniciou dizendo que a pasta existe para coordenar, planejar e executar o destino turístico e cultural de Nova Petrópolis com o fortalecimento da identidade germânica, a preservação do patrimônio histórico e por meio da matriz turística, promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia do Município.

O início da gestão na secretaria teve como base a fase do diagnóstico com dois eixos de trabalho, mapeando oportunidades e ameaças tanto no ambiente externo como interno, trabalhando as potencialidades de cada setor. “Aliado a este diagnóstico, fizemos o cruzamento dos dados com o compromisso de governo do prefeito Daniel e do vice Alexandre e traçamos um planejamento estratégico ouvindo o trade turístico, a comunidade cultural e alinhando com o plano municipal de turismo e de cultura”, explicou.

O secretário lembrou que o Brasil tem tamanho continental e por isso o olhar precisa ser macro, tendo em vista que o turismo doméstico promoveu a movimentação de 60 milhões de pessoas de norte a sul do País tendo como destino principal as praias do nordeste no último periodo. No Estado, estes números apontam 25 milhões de visitantes, 50% destes que visitou a Serra Gaúcha, um dos 10 destinos mais buscados no Brasil neste ano, tendo como destaque Gramado e Canela devido a serem grandes polos gastronômicos e de hospedagem. “Nova Petrópolis tem sim baixo crescimento neste sentido quando comparamos com essas cidades vizinhas, mas estamos trabalhando para fortalecer as coisas boas e recentemente fomos eleitos como a cidade mais acolhedora do Brasil, ficando a frente de Gramado e Canela”, lembrou.

Nesse contexto de destino turístico, Rodrigo Sangali disse que Nova Petrópolis recebe em média 600 mil visitantes por ano, mas em 2025 este número deve chegar a 900 mil visitantes, o que é motivo de comemoração, tendo em vista o crescimento menor do que cidades polos como Gramado e Bento Gonçalves. Observou que a percepção do visitante é que o destino Nova Petrópolis é bonito e acolhedor, porém não inova em atrações e produtos turísticos, “há um atraso constatado neste sentido”, sublinhou. “Enquanto outras cidades desenvolveram com leitos de hospedagem e inúmeros parques, Nova Petrópolis tem número limitado de atrativos tendo a administração pública que criar indutores para trazer público para a cidade. Essa oferta mesmo que limitada traz bons resultados para o Município”, analisou.

“Nós precisamos atrair novos investimentos, novos atrativos, novos restaurantes criando uma cadeia gastronômica mais robusta. A gente não pode sobreviver só de eventos, a cidade inteira precisa ser um grande atrativo turístico, um grande indutor para que possamos colher bons frutos”, alertou. O secretário ainda comentou que 60% dos visitantes de Nova Petrópolis são regionais, por isso a necessidade de um trabalho forte na identidade do Município; e neste sentido cada um precisa fazer a sua parte.

Ao final da explanação, destacou ações de sua pasta para potencializar o trade turístico de Nova Petrópolis e reiterou os cinco eixos de trabalho no planejamento traçado, sendo estes a promoção do destino, a gestão dos espaços, a promoção dos eventos, a cultura como um todo e o patrimônio histórico do Município. Os vereadores por sua vez, elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido e reiteraram a parceria do Poder Legislativo para o desenvolvimento de ações que venham de encontro as metas estabelecidas pela pasta.

O presidente da Câmara de Vereadores, Inspetor Robison disse que acompanha as ações da pasta desde o início e percebeu a intenção do secretário em entregar junto com sua equipe algo de valor para o Município. “Muitas vezes para conseguirmos potencializar o desenvolvimento de um município, é preciso não apenas o investimento financeiro, mas também o investimento intelectual; e isso tem sido feito com maestria pelo secretário e integrantes da Secretaria de Turismo e Cultura”, finalizou.

Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis