Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

21/08/2025

Duas indicações e um Projeto de Lei foram aprovados na sessão ordinária da semana

Um dos destaques foi o acato ao veto pelo Executivo do Projeto de Lei do Legislativo que tornava o Proerd e o Papo de Responsa patrimônios imateriais do Município

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Sessão Ordinária semanal que teve a posse do suplente João Evandro Huppes na vaga de Jorge Lüdke que se licenciou por 30 dias, teve aprovação de duas indicações, um Projeto de Lei e acato ao veto do Executivo ao Projeto de Lei do Legislativo que tornava o Proerd e o Papo de Responsa patrimônios imateriais do município.

O encontro também foi marcado pela presença do secretário de Turismo e Cultura Rodrigo Sangali que fez um balanço de sua gestão a frente da pasta municipal e reunião com integrantes da Igreja IECLB do bairro Piá que expuseram aos legisladores, projeto de música que é desenvolvido envolvendo vários jovens e crianças daquela comunidade.

No parlamento municipal, vereadores apreciaram e aprovaram o Projeto de Lei 068/2025 que autoriza abrir créditos no orçamento de 2025 com a finalidade de viabilizar a aplicação de recursos proveniente da União, por meio da emenda individual do Deputado Federal Heitor Schuch(PSB), objetivando a construção de infraestrutura pavilhão para instalação de feira livre no valor de R$ 495 mil reais e viabilizar a aplicação de recursos proveniente da União, por meio da emenda individual do Deputado Federal Bibo Nunes(PL), objetivando a aquisição de máquina para Secretaria da Agricultura, no valor de R$ 297 mil reais.

Também foram aprovadas duas indicações de autoria da então vereadora Neiva Flores Martins para que o Poder Executivo Municipal, estude a possibilidade de viabilizar pavimentação comunitária das ruas do Bairro Vale Verde: Rua das Perobas; Rua Imbuia; Rua dos Carvalhos; e Rua dos Plátanos e para que o Poder Executivo faça a limpeza e revitalização do espaço anexo ao Centro Comunitário do Bairro Vale Verde onde está situado o lago objetivando criar um espaço de lazer para a comunidade.

A pedido do vereador Inspetor Robison que preside a casa legislativa, vereadores aprovaram o veto ao Projeto de Lei do Legislativo nº 013/2025 que buscava reconhecer os programas Papo de Responsa da Polícia Civil e Proerd da Brigada Militar como patrimônios imateriais do Município de Nova Petrópolis. “O futuro do nosso município depende das crianças que precisam da nossa proteção integral hoje; e neste sentido estes programas tem um papel preponderante. Como eu disse, não concordo com os argumentos da Comissão que integra o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais para o veto ao Projeto de Lei 013, mas respeito a posição e peço aos colegas para votem a favor do veto do prefeito para a matéria. Também agradeço ao presidente Conselho Mauro Stoffel por ter entendido o propósito deste projeto ”, concluiu.

Já a Indicação nº 039, também de autoria do vereador Inspetor Robison e que trata de alterações no sistema de funcionamento do Estacionamento Rotativo de Nova Petrópolis foi para a pauta e ficará tramitando na Casa Legislativa para apreciação dos vereadores.

Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis