O domingo dia 7 de setembro iniciou em Nova Petrópolis com a realização da hora cívica derradeira da Semana da Pátria em frente ao Monumento ao Imigrante na Praça das Flores. Os vereadores Arthur Schumann, Tarcisio Brescovit, Maicon Knaak, João Bombeiro, Jorge Lüdke, Oraci de Freitas e o presidente do Poder Legislativo Inspetor Robison Reolon participaram do ato que teve na sequência a realização do Desfile Cívico do dia da Independência, depois de 7 anos sem ter sido realizado no Município.
Neste ano, o tema municipal da Semana da Pátria foi os 70 anos de emancipação de Nova Petrópolis. Também foram lembrados em nível de Estado, o Grêmio Náutico União, e em nível nacional foi comemorado o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II, Imperador do Brasil entre 1831 e 1889. Seu papel fundamental na Independência do Brasil, além do incentivo à educação, ciência e cultura também foram lembrados durante as comemorações da Semana da Pátria.
No desfile que durou pouco mais de duas horas; e foi assistido por centenas de pessoas pela avenida 15 de novembro, os vereadores que representaram o Poder Legislativo no ato cívico, se revezaram na condução da bandeira do Município, iniciativa do presidente Inspetor Robison como forma de representar o sentimento de pertencimento, respeito, união e patriotismo local, transmitindo aos espectadores presentes a importância da simbologia municipal e o dever cívico da comunidade em honrar seus símbolos.
Em seu pronunciamento no palanque oficial, o Presidente da Câmara de Vereadores, Inspetor Robison lembrou que ser independente é também ter responsabilidade pelas escolhas e pelo futuro do Município. “É por isso que lembro novamente da importância da família, da escola e da comunidade neste processo. São instituições que tem papel fundamental na educação das crianças. E nós, enquanto sociedade, reforçando aquilo que nos une: a fé em Deus, o orgulho de ser brasileiro e o compromisso com o bem comum”, disse.
O presidente do Legislativo reforçou ainda, na passagem da data da Independência, “que o Brasil precisa de homens e mulheres que não se envergonhem da nossa Bandeira, que respeitem os símbolos nacionais e que acreditem na honestidade, na disciplina e no trabalho, que são verdadeiros caminhos para a prosperidade de um povo. Vale a Pena lutar pelo Brasil, começando pela nossa cidade, porque um País forte se constrói a partir de comunidades unidas e comprometidas. Viva a Independência do Brasil, viva a Nova Petrópolis”, concluiu o legislador.
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis