Os vereadores João Bombeiro, Arthur Schumann, Jorge Lüdke e Tarcísio Brescovit estiveram reunidos no final da tarde desta quinta-feira(11), com integrantes da direção do Hospital de Nova Petrópolis e equipe do Samu.
O objetivo do encontro foi ouvir dos profissionais do serviço de salvamento, sobre o funcionamento do sistema de operação no atendimento à população. Participaram da reunião o diretor administrativo do Hospital de Nova Petrópolis Matheus Zucolotto, a presidente da instituição de saúde Erica Zang Michaelsen, o condutor socorrista do Samu Maico de Castilhos, e a enfermeira responsável técnica do Samu Viviane Kopper.
Durante o encontro, os profissionais do Samu explicaram aos vereadores todos os procedimentos que precisam ser seguidos para o atendimento. Destacaram que a partir da regionalização dos chamados, houve melhora no tempo de resposta, e que já há alguns meses um trabalho de conscientização vem sendo feito junto a comunidade, explicando o funcionamento do serviço de salvamento.
O vereador Arthur Schumann, segundo secretário da Câmara de Vereadores, destacou que a intenção dos legisladores é entender o funcionamento e buscar que haja uma sinergia entre o Samu e os Bombeiros Voluntários para que a população não fique a mercê da necessidade de um atendimento em casos de urgência e emergência. “Essa ligação precisa existir para que a espera não seja longa e o trabalho seja o melhor possível em prol da comunidade”, disse Schumann.
Já o vice-presidente do Poder Legislativo destacou entender a dinâmica e que cada um tem uma forma de trabalho, uma forma de atender a comunidade. “São instituições distintas, mas o objetivo é o mesmo, o de bem atender a população, especialmente por quê ambos recebem recursos públicos”, destacou.
“Nós enquanto legisladores estamos neste momento ouvindo tanto os Bombeiros, quanto o Samu, para levar a resposta para a comunidade. Estamos buscando sugerir ferramentas para a otimização do funcionamento do trabalho e diminuição do tempo de espera de quem precisa, por isso a importância da reunião com as duas instituições”, disse o vereador João Bombeiro.
Edição e Fotos: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis