Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

12/09/2025

Vereador Narciso Júnior intermedia vinda da Carreta do Saber para Nova Petrópolis

O vereador encaminhou solicitação e o secretário Sossela fará a indicação para que a Carreta do Saber, venha para Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O vereador Marcos Narciso Júnior(PDT), cumpriu agenda nesta semana em Porto Alegre. Esteve no gabinete da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional onde, junto ao secretário Gilmar Sossela discutiu temas atinentes a qualificação profissional e as oportunidades que podem ser trazidas para Nova Petrópolis, como o RS Qualificação Recomeçar.

O Município está inscrito no Programa Qualificar RS e é o terceiro da lista devendo ser contemplado no programa nos próximos meses. O Legislador destaca que a partir da contemplação, o Município deverá receber R$ 89 mil para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes.

“O secretário Gilmar Sossela deverá vir nas próximas semanas para Nova Petrópolis numa parceria que fizemos com a CDL para palestrar e apresentar as ações da secretaria, quais os programas desenvolvidos e como estes programas podem beneficiar nossa comunidade”, disse Narciso Júnior.

O vereador encaminhou solicitação e o secretário Sossela fará a indicação para que a Carreta do Saber, projeto desenvolvido pela pasta do Trabalho e Desenvolvimento Profissional e que será implantado ainda neste mês de setembro, venha para Nova Petrópolis. “Vamos trabalhar junto ao comércio e empresas dos segmentos de serviço e indústria para ver quais são as principais demandas de qualificação para realização destes cursos profissionalizantes, através da Carreta do Saber para a população de Nova Petrópolis”, frisou Marcos Narciso.

O programa Carretas do Saber, é  executado a partir de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e a prioridade é capacitar trabalhadores desempregados, subocupados, informais e jovens em busca do primeiro emprego.

São oferecidos cursos nas áreas de energia fotovoltaica, automação industrial, mecânica de máquinas agrícolas, mecânica de refrigeração, energias renováveis, e soldagem entre outros. As prefeituras selecionadas poderão escolher a unidade conforme a sua preferência, assim como as qualificações profissionais que serão realizadas.

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis