O domingo, dia 12 de outubro, foi marcado por um encontro de confraternização e comemoração na Sociedade Cultural Linha Brasil. O encontro de Coros que reuniu agremiações vocais de Nova Petrópolis, Igrejinha, Dois Irmãos, e Santa Maria do Herval foi realizado na entidade tendo em vista a comemoração dos 124 anos de fundação do Coro Masculino Mil Venturas que atualmente é dirigido por Alcindo Thiele.
O presidente da Sociedade Cultural Celso Seefeld, disse que participaram 9 Coros num momento de muita alegria pela reunião de vozes e pela possibilidade de confraternização, troca de experiências e canto.
O vereador Oraci de Freitas destacou na tribuna da Câmara a alegria de presenciar o momento. “Para nós vereadores foi uma honra estar neste evento prestigiando a arte de cantar. São 124 anos de muita história, dedicação e trabalho voluntário, assim como ocorre em outras comunidades. Quero parabenizar não apenas o Coro Mil Venturas, mas também toda a comunidade da Linha Brasil pela sinergia de ideias, responsabilidade e seriedade na condução do trabalho para a manutenção do Coro Mil Venturas que por onde passa traz encantamento a todos que assistem”, disse o legislador Progressista.
O vereador Jorge Lüdke foi a tribuna para provocar uma reflexão aos munícipes e lembrou que há poucos anos atrás, existiam mais de 50 Coros vocais em Nova Petrópolis, numero que hoje é de pouco mais de 30 grupos. “Sabemos que há dificuldades nessa manutenção dos Coros, é preciso haver um estudo envolvendo o setor de Cultura do município para encontrar alternativas sustentáveis de manutenção desses grupos. As apresentações que vimos no domingo, são exemplares e inspiradoras; e parabenizo ao Coro Masculino Mil Venturas pelos 124 anos, mas sim, eu acho que o Conselho Municipal da Cultura deveria se preocupar mais com a questão da manutenção dos Corais em Nova Petrópolis e não apenas na questão de recursos, mas também no incentivo para a renovação do canto coral”, disse o vereador Jorge Lüdke do PSDB.
Edição de texto: Antonio Brito - Foto: Divulgação
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis