Com presença de autoridades do município, dentre elas, o presidente da Câmara de Vereadores Inspetor Robison, os vereadores Arthur Schumann – Tuli, e vereador João Bombeiro, o prefeito Daniel Michaelsen, o vice-prefeito Alexandre da Silva, o deputado estadual Elton Weber e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Pollo, foi realizada no sábado a abertura oficial da colheita do mel das Meliponas.
As abelhas meliponas são um grupo de abelhas sem ferrão (também chamadas de meliponíneos) da tribo Meliponini, caracterizadas por terem o ferrão atrofiado. Elas vivem em colônias e são nativas de diversas regiões do mundo, especialmente do Brasil, onde existem cerca de 300 espécies. Em Nova Petrópolis, o número de meliponicultores tem crescido, conforme o que disse o presidente da Associação Nova Mel. “Esse crescimento decorre de muito trabalho e também do reconhecimento do poder público municipal que tem apoiado nossas ações no sentido da divulgação, educação, exposição e comercialização dos produtos feitos a partir do mel das meliponas”, destacou Orlando Morschel.
O presidente da Câmara de Vereadores, Inspetor Robison Reolon destacou a importância do investimento na produção de mel das abelhas sem ferrão. “O investimento neste conhecimento desperta o interesse de outras pessoas no assunto e a Câmara de Vereadores tem este compromisso com políticas que venham de encontro ao incentivo da cultura e do cultivo do mel. Nós seguiremos apoiando essas ações, em especial, no que tange a potencialização da Associação Nova Mel que tem levado o nome de Nova Petrópolis nos eventos dos quais participa”, disse o presidente do Poder Legislativo.
Após o ato de abertura, as autoridades presentes prestigiaram e participaram ativamente da 1ª colheita do mel das Meliponas.
Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis