Por proposição do vereador Oraci de Freitas, aprovada por unanimidade em sessão ordinária, a Câmara de Vereadores realizou na noite da segunda-feira, dia 20 a Sessão Solene de homenagem aos 130 anos da Sociedade Recreativa e Cultural Tiro ao Alvo. Encontro contou com a presença de todos os vereadores, secretários municipais, prefeito Daniel Michaelsen e vice-prefeito Alexandre da Silva, além de integrantes da comunidade.
A entidade celebra 130 anos de uma trajetória marcada por união, tradição e amor à comunidade. Fundada com o propósito de fortalecer laços e incentivar o espírito esportivo, a entidade tornou-se um verdadeiro símbolo da cultura e da história local. Ao longo das décadas, sua sede foi palco de momentos inesquecíveis, reunindo gerações em torno do esporte, da convivência e da valorização das tradições germânicas que moldaram o município. “Ao longo destes 130 anos, homens e mulheres dedicaram tempo e energia para manter viva esta instituição. Cada diretoria, cada ex-presidente, cada associado, cada apoiador contribuiu para que o Tiro ao Alvo chegasse até aqui tão forte, respeitado e tão querido por todos nós. Hoje celebramos o passado com gratidão e olhamos para o futuro com esperanças”, disse o presidente da Câmara de Vereadores.
O vereador Inspetor Robison Reolon destacou que “Mais do que uma sociedade, o Tiro ao Alvo é um patrimônio vivo, que reflete o esforço e a dedicação de seus associados, dirigentes e apoiadores. Sua contribuição vai muito além das competições esportivas: ela impulsiona o sentimento de pertencimento, a amizade e o orgulho de ser parte de Nova Petrópolis”.
O presidente da Sociedade Tiro ao Alvo Ricardo Feldens, também fez referência a rica história da entidade; e destacou que sem o trabalho, a dedicação e o amor de cada um dos integrantes de diretorias anteriores, a sociedade não teria chegado a essa marca histórica. “Agradeço também aos meus colegas de diretoria que ao longo desses nove anos que estou presidente, estiveram ao meu lado com compromisso, esforço e dedicação, sempre trabalhando para o bem da nossa sociedade”, sublinhou.
O vereador Oraci de Freitas que propôs a homenagem, parabenizou todos os integrantes da sociedade, diretores de departamento, integrantes da diretoria e colaboradores que ao longo do tempo prestaram serviços voluntariosos contribuindo substancialmente para que o Tiro ao Alvo se tornasse referência cultural e esportiva em Nova Petrópolis. “Estou muito feliz de estar aqui e participar deste momento de celebração com todos vocês”, sublinhou o vereador progressista.
Veja galeria de fotos aqui: https://www.camaranovapetropolis.com.br/galerias_int.php?id=89
Para o vereador João Bombeiro, o voluntariado não tem preço. Ele reiterou o valoroso trabalho desenvolvido por dirigentes da Sociedade Tiro ao Alvo. “Aqui construímos muitas amizades, um dos fatores mais importantes para construção de uma sociedade organizada e colaborativa”, disse.
Jorge Lüdke lembrou passagens da história da Sociedade homenageada e também destacou a importância da união para que chegasse aos 130 anos. O vereador Maicon Knaak agradeceu ao presidente da entidade, Ricardo Feldens a abertura de espaço para ensaios dos grupos de dança, especialmente para as “nossas crianças”, assim como a disponibilização de espaço para que integrantes da comunidade possam praticar o Tiro. “São ações como estas que nos envolvem e fazem a comunidade participar ativamente das atividades”, disse.
O vereador Marcos Narciso Júnior afirmou que cada evento realizado pela Sociedade Tiro ao Alvo é um pedaço da história de Nova Petrópolis; e no esporte a tradição continua viva, sendo exemplo de dedicação e também por levar o nome do Município para todo o Estado e País. “Isso nos ensina que o tempo pode passar, mas os valores permanecem com união, amizade e amor à comunidade”, destacou.
O vereador Arthur Schumann lembrou da importância das festas que mantém a tradição germânica, destacando o crescimento do cortejo do schützenfest neste ano. "A manutenção desta tradição germânica é muito importante para nós. Por isso quero parabenizar todos da diretoria, associados e colaboradores do Tiro ao Alvo. Não é qualquer sociedade que chega aos 130 anos, tem muito empenho, trabalho e dedicação para que isso aconteça, por isso todos estão de parabéns", disse Tuli.
Plinio Rodrigues parabenizou as pessoas envolvidas com a sociedade e que acreditaram em dias melhores. “Quero de coração parabenizar todos que de uma forma ou de outra trabalharam pelo desenvolvimento desta brilhante entidade”, frisou. Para o vereador Tarcísio Brescovit, mesmo com as mudanças da tecnologia que intensificaram o ritmo da vida, a sociedade sempre permaneceu no seu propósito de unir pessoas. “É aqui que nasce amizade, amores e tradição que atravessam gerações. Cada evento, campeonato, jantar ou baile contam um pedaço da história de Nova Petrópolis. O nosso cumprimento a todos, com o desejo que o Tiro ao Alvo continue vibrante e moderno”, disse Bresco.
Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis