O vereador Inspetor Robison Reolon, que preside a Câmara de Vereadores, teve aprovado na Sessão Ordinária semanal, Projeto de Lei de sua autoria que institui no âmbito do Município de Nova Petrópolis a Campanha Outubro Rosa. A intenção, a partir da instituição da matéria como Lei Municipal é de que haja um reforço nas campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de mama. “Esse Projeto de Lei vem para mostrar que o Legislativo também está atento a esta importante demanda”, disse na tribuna Robison Reolon ao reiterar que este assunto já é intensamente abordado no Município a partir das ações da Secretaria de Saúde.
O vereador apresentou dado da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde – FEMAMA que apontam que o diagnóstico precoce, quando a doença é descoberta nos estágios iniciais, aumentam as chances de cura em 95%. “Por isso é necessário que toda a sociedade civil organizada se engaje para que cada vez mais essas ações sejam fomentadas não apenas pelo poder público, mas também na sociedade civil, escolas, entidades privadas, e instituições, ampliando o alcance da mensagem da prevenção e do cuidado”, reforçou.
O Projeto de Lei do Legislativo nº 022/2025 – Encaminhado pelo vereador Inspetor Robison Reolon prevê que poderão integrar o “Outubro Rosa” exemplificativamente ações como a divulgação de informações educativas sobre prevenção, autoexame, mamografia, direitos da mulher; Realização de palestras, seminários, rodas de conversa, oficinas em escolas, unidades de saúde, espaços públicos ou comunitários, promovidas por entidades da sociedade civil ou pela Câmara e suas estruturas, sem gerar obrigações de gasto para o Executivo; Utilização das redes sociais institucionais, para a disseminação de conteúdo relacionado ao tema entre outros. “Ao incluir o “Outubro Rosa” no Calendário de Eventos e Datas Comemorativas do Município, Nova Petrópolis reafirma seu compromisso com a saúde, o bem-estar e a valorização da vida, demonstrando sensibilidade às causas sociais e às políticas de prevenção”, concluiu o presidente do Poder Legislativo.
Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis