 
  
  
  
  
  
  
  
  “Estaremos dando um salto tecnológico de 30 anos em apenas um ano com este projeto, com os que já entregamos e com aqueles que estão na reta final de conclusão neste ano de 2025”. A frase foi dita pelo presidente do Poder Legislativo, Inspetor Robison Reolon durante painel na 4ª edição do Smarth Cities Park realizado na manhã desta quinta-feira, dia 30, onde a projeto de implantação da Inteligência Artificial e o programa Câmara na Palma da Mão foram apresentados.
O vereador Robison Reolon ao lado da diretora administrativa da Casa Legislativa Marli Köhler, apresentou o projeto que transforma o legislativo municipal com inovação tecnológica. “Hoje fugir da inovação tecnológica é um erro que irá condenar governos nas três esferas da federação, por isso estamos investindo nessa tecnologia agora buscando colocar a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis onde ela merece”, destacou.
A diretora Marli Köhler destacou que a implantação do sistema trará melhora no serviço prestado pela Câmara de Vereadores com uma comunicação mais clara para a comunidade. A partir da Inteligência Artificial o Legislativo terá uma linguagem clara e acessível na formatação de seus projetos, bem como nas proposições dos vereadores, explicações automáticas, auxilio nas redações de pareceres e a análise inteligente 360º; e isso também promoverá a sustentabilidade e a economicidade de recursos públicos. “Com a IA vamos garantir que cada Lei aprovada na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis tenha a máxima qualidade técnica e jurídica, observando a conformidade legal, o que irá facilitar o trabalho dos vereadores e também dos servidores da Casa do Povo”, disse.
Robison Reolon falou também sobre o Programa que visa revolucionar o Legislativo de Nova Petrópolis. O Câmara na Palma da Mão foi idealizado pelo Vereador que preside o Legislativo e instituído pela Lei Municipal Nº 5.527, de 02/07/2025. O aplicativo integrado com a Inteligência Artificial visa uma comunicação mais ágil e transparente com o cidadão e a otimização de processos e decisões no âmbito do Poder Legislativo. A partir do QR CODE de acesso ao Programa Câmara na Palma da Mão, a ideia é de que a democracia esteja ao alcance da mão do cidadão. “Não é apenas na hora do voto, é também poder acompanhar 24 horas por dia o que cada vereador está ou não está produzindo. Com este aplicativo o cidadão poderá acompanhar o trabalho do seu vereador a partir das notificações que receberá via wattsapp, bem como toda e qualquer proposição que for protocolada e ações desenvolvidas por determinado vereador no seu bairro. O cidadão poderá seguir e acompanhar o trabalho do seu vereador, ou de todos os vereadores. A Câmara irá ao encontro do cidadão através da tecnologia, sem intermediários”, explicou o presidente.
Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis