O Governo do Estado anunciou a implantação de novos pedágios no Rio Grande do Sul, sendo duas novas praças implantadas na ERS-235 em Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. O anunciou surpreendeu a comunidade e provocou na Sessão Ordinária desta semana declarações dos vereadores repudiando de forma veemente a iniciativa.
O presidente do Poder Legislativo, Inspetor Robison falou de sua contrariedade à instalação de novos pedágios no sistema Free Flow na Serra Gaúcha. “Vai trazer prejuízos econômicos e sociais para a população, especialmente para quem reside no interior. Não basta o que esta região já sofreu com as enchentes, agora estaremos sendo penalizados com uma cobrança injusta e desproporcional”, disse.
O vereador encaminhou oficio ao governador Eduardo Leite manifestando seu posicionamento contrário a instalação de mais uma praça de pedágio no sistema Free Flow no quilômetro 14 da ERS-235 no trecho entre Nova Petrópolis e Gramado. “Esse sistema tende a onerar trabalhadores”, frisou. Robison Reolon pontuou a falta de diálogo com os municípios afetados e a ausência de transparência nos estudos de viabilidade para a implantação do sistema, o que segundo ele, torna indispensável a revisão do Projeto.
O vereador Tarcísio Brescovit disse que será necessária mobilização para levar ao governo do estado a posição da comunidade. “Será preciso irmos a Porto Alegre, sentar e dialogar para ver outras maneiras de evitar a instalação dos novos pedágios na ERS-235”, frisou.
João Bombeiro disse ser impressionante que a maioria das praças de pedágio serão instaladas na região da Serra Gaúcha e do Litoral Norte. A previsão é de que os pedágios estejam instalados no KM 14 Linha Brasil, o já existente no KM 30 em Gramado, e ainda mais uma praça entre Gramado e São Francisco de Paula além da já existente. “Eu tenho convicção total que a nossa região não irá se calar. Seremos penalizados mais uma vez. Nós precisamos que as comunidades da nossa região estejam junto com seus representantes”, afirmou.
O vereador Marcos Narciso Júnior afirmou ser “um absurdo do absurdo que estamos vendo um projeto do governo estadual para instalar pedágio na Linha Brasil. é inadmissível que a gente aceite isso calado. A partir da instalação, vamos ter que pagar pedágio para se deslocar dentro do próprio município”, disse indignado. Para Marcos Narciso Júnior Esse sistema de pedágio é uma armadilha, por que o valor é baixo, mas a multa para quem não pagar ou esquecer de pagar é de R$ 195,00, além de 5 pontos na carteira de habilitação. O vereador propôs fazer a moção de repudio uninde-se com outros municípios da região que também repudiam a iniciativa.
O vereador Jorge Lüdke destacou que é preciso alternativa para a comunidade e sugeriu a redução de valores no pedágio já existente, ao invés da implantação de mais um pedágio com valor reduzido. Sobre outras rotas, destacou o caminho por 9 colônias ou por Linha Ávila como alternativa para os usuários. O Governador Eduardo Leite tem embasamento em Lei aprovada em 2016 que lhe confere plenos poderes para definir sobre novos pedágios. O Estado busca implantar 22 novas praças de pedágio no sistema Free Flow no chamado Bloco Um de concessões.
Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP
Fonte: CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA PETRÓPOLIS