Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

05/11/2025

Implantação de novas praças de pedágio na ERS-235 tem repúdio veemente de todos dos vereadores

Estado quer implantar mais 22 praças de pedágio no Rio Grande do Sul, duas delas no sistema Free Flow na Região das Hortências

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Governo do Estado anunciou a implantação de novos pedágios no Rio Grande do Sul, sendo duas novas praças implantadas na ERS-235 em Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. O anunciou surpreendeu a comunidade e provocou na Sessão Ordinária desta semana declarações dos vereadores repudiando de forma veemente a iniciativa.

O presidente do Poder Legislativo, Inspetor Robison falou de sua contrariedade à instalação de novos pedágios no sistema Free Flow na Serra Gaúcha. “Vai trazer prejuízos econômicos e sociais para a população, especialmente para quem reside no interior. Não basta o que esta região já sofreu com as enchentes, agora estaremos sendo penalizados com uma cobrança injusta e desproporcional”, disse.

O vereador encaminhou oficio ao governador Eduardo Leite manifestando seu posicionamento contrário a instalação de mais uma praça de pedágio no sistema Free Flow no quilômetro 14 da ERS-235 no trecho entre Nova Petrópolis e Gramado. “Esse sistema tende a onerar trabalhadores”, frisou. Robison Reolon pontuou a falta de diálogo  com os municípios afetados e a ausência de transparência nos estudos de viabilidade para a implantação do sistema, o que segundo ele, torna indispensável a revisão do Projeto.

O vereador Tarcísio Brescovit disse que será necessária mobilização para levar ao governo do estado a posição da comunidade. “Será preciso irmos a Porto Alegre, sentar e dialogar para ver outras maneiras de evitar a instalação dos novos pedágios na ERS-235”, frisou.

João Bombeiro disse ser impressionante que a maioria das praças de pedágio serão instaladas na região da Serra Gaúcha e do Litoral Norte. A previsão é de que os pedágios estejam instalados no KM 14 Linha Brasil, o já existente no KM 30 em Gramado, e ainda mais uma praça entre Gramado e São Francisco de Paula além da já existente. “Eu tenho convicção total que a nossa região não irá se calar. Seremos penalizados mais uma vez. Nós precisamos que as comunidades da nossa região estejam junto com seus representantes”, afirmou.

O vereador Marcos Narciso Júnior afirmou ser “um absurdo do absurdo que estamos vendo um projeto do governo estadual para instalar pedágio na Linha Brasil. é inadmissível que a gente aceite isso calado. A partir da instalação, vamos ter que pagar pedágio para se deslocar dentro do próprio município”, disse indignado. Para Marcos Narciso Júnior Esse sistema de pedágio é uma armadilha, por que o valor é baixo, mas a multa para quem não pagar ou esquecer de pagar é de R$ 195,00, além de 5 pontos na carteira de habilitação. O vereador propôs fazer a moção de repudio uninde-se com outros municípios da região que também repudiam a iniciativa.

O vereador Jorge Lüdke destacou que é preciso alternativa para a comunidade e sugeriu a redução de valores no pedágio já existente, ao invés da implantação de mais um pedágio com valor reduzido. Sobre outras rotas, destacou o caminho por 9 colônias ou por Linha Ávila como alternativa para os usuários. O Governador Eduardo Leite tem embasamento em Lei aprovada em 2016 que lhe confere plenos poderes para definir sobre novos pedágios. O Estado busca implantar 22 novas praças de pedágio no sistema Free Flow no chamado Bloco Um de concessões.

Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA PETRÓPOLIS