Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

12/11/2025

Vereadores são unânimes na defesa na manutenção da escola de educação especial da Apae

Legisladores discorreram sobre Decreto do Governo Federal que prevê revisão da Política Nacional da Educação Especial Inclusiva

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Após a explanação feita pelo presidente Cristiano Hilebrandt e pela diretora Michele Stumpf, o presidente da Câmara de Vereadores, Inspetor Robison parabenizou a direção da instituição pelo trabalho realizado já há 40 anos. Salientou o empenho que haverá de todos os vereadores junto a seus deputados para que o Decreto seja revogado e reiterou que “podem contar com o apoio deste parlamentar e de todos os vereadores por que este decreto ignora tudo o que as Apaes já fizeram de bom neste País, é um decreto desumano e que não pontuas em nenhuma hipótese o bem estar dos usuários que precisam deste atendimento”.

O vereador proponente da Moção de Repúdio ao Decreto Federal 12.686, Marcos Antônio Lüdke lembrou da necessidade de uma estrutura solida e de profissionais especializados para atendimento aos usuários das Apaes, o que as escolas regulares não dispõe; e reiterou a necessidade da união de esforços para que haja a revogação do decreto.

Marcos Narciso Júnior manifestou surpresa e indignação com a determinação federal e reiterou que a Câmara de Vereadores estará ao lado da Apae nessa luta. “Vocês não estarão sozinhos. Se houver um movimento conjunto de todos, a posição contrária chegará na origem para evitar que isso prossiga”.

Para o vereador João Bombeiro essa não é apenas uma briga política econômica e social, é uma questão de solidariedade e de empatia a vida dessas famílias que precisam deste atendimento. Mas isso precisa de muitas vozes e mãos para que o decreto seja revogado. “Todo o esforço que estiver ao nosso alcance em favor da nossa Apae, nós faremos, por que nessa luta, estaremos com vocês”.

O vereador Oraci de Freitas parabenizou o ótimo trabalho que a instituição sempre fez em Nova Petrópolis e disse que já há semanas está em contato com deputados e senadores progressistas em Brasília para que defendam as Apaes e atuem na revogação do Decreto Federal.  Jorge ludke e Tarcisio Brescovit reafirmaram seu apoio a iniciativa da Apae e sua contrariedade ao Decreto Federal reiterando a importância do trabalho realizado pela escola da Apae garantindo o princípio da inclusão e o direito a educação. “Se o povo usar o poder que tem haverá a revogação do Decreto”, disse Bresco.

Edição e Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA PETRÓPOLIS