23/02/2022

Aprovado projeto que incentiva o ensino da Língua Alemã no Ensino Médio de Nova Petrópolis

Objetivo é fomentar a aprendizagem da Língua Alemã que faz parte da cultura local

Na sessão ordinária do dia 22 de fevereiro de 2022 foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo nº 014/2022, que institui o Programa de Incentivo ao Ensino da Língua Alemã para alunos do Ensino Médio do Município de Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis é conhecida internacionalmente pela preservação da língua alemã e dos costumes trazidos pelos imigrantes alemães. Por meio de parcerias firmadas com entidades, clubes, associações e escolas, o município vem desenvolvendo diversos trabalhos com corais, danças e ensino da Língua Alemã.

Porém, de acordo com o Executivo Municipal, há uma dificuldade em vincular as aulas de alemão a uma escola de idiomas, uma vez que esta não tem como aplicar a prova de proficiência aos estudantes, pois o aplicador deve ser credenciado junto ao Goethe-lnstitut e, atualmente, no Estado, apenas três profissionais estão credenciados. Além disso, o custo seria muito elevado e a escola não teria como arcar com a despesa.

Por outro lado, quando as aulas são realizadas em uma escola de currículo normal (sistema do governo), o Goethe-lnstitut consegue vincular as aulas com a instituição escolar, o que representa um expressivo desconto para as provas de proficiência, pois há profissionais para ministrar as aulas e para aplicar as provas.

Vale ressaltar que o Goethe-Institut é um instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, que promove o conhecimento da Língua Alemã no exterior e o intercâmbio cultural, além de ser devidamente autorizado a emitir certificados de proficiência de Língua Alemã com reconhecimento internacional.

A Prefeitura Municipal, reconhecendo a importância da Língua Alemã, a inseriu no currículo escolar e, ao final do Ensino Fundamental, aplica-se exames de proficiência em Língua Alemã do tipo Goethe-Zertifikat A1: Fit in Deutsch 1.

Nessa linha, para que todo o investimento realizado desde o Ensino Fundamental não se perca, proporcionando o aprofundamento do estudo da Língua Alemã aos alunos do Ensino Médio do município, a Administração Municipal pretende contratar o Goethe-Institut para ministrar as aulas e aplicar as provas de proficiência em Língua Alemã.

O Executivo Municipal salienta que o incentivo do que trata o presente programa já vem sendo exercido a longa data, em âmbito Municipal, sendo que agora se pretende, por meio do projeto de lei, conferir ao programa mais adequação e segurança, na ótica da Administração.

“O objetivo é fomentar o ensino e a aprendizagem da Língua Alemã em Nova Petrópolis, representando incremento curricular aos alunos e difusão da cultural local. Essa lei vai ser regulada por um decreto e es estudantes do ensino médio que tiverem interesse poderão fazer a prova de proficiência pelo Goethe-Institut. Portanto, a adesão dos estudantes será voluntária”, disse a vereadora e líder de governo Kátia Regina Zummach (PSDB).

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP