Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

04/05/2022

Vereadores apoiam Campanha Maio Amarelo

Movimento tem como objetivo a conscientização da segurança no trânsito

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na sessão ordinária de terça-feira, 3 de maio, os vereadores debateram questões de segurança no trânsito, em prol do Movimento Maio Amarelo, campanha que é realizada com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância do cuidado no trânsito. Com iniciativa da vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB), os edis discutiram sobre a notoriedade do movimento, que enfatiza a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo todo.

Em Nova Petrópolis, está instituída a celebração do Maio Amarelo – Atenção pela Vida, por meio da Lei Municipal nº 4.732, de 13 de junho de 2018. A lei entrou em vigor por conta do Projeto de Lei do Legislativo nº 008/2018, de autoria da vereadora Kátia Regina Zummach.

O objetivo do Movimento Maio Amarelo é coordenar uma ação entre o Poder Público e a Sociedade Civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governo, empresas, entidades, associações, entre outros, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige”, destaca Kátia.

A vereadora ressalta a importância de seguir a legislação. “Temos que ter todo o cuidado no trânsito, seguindo as regras, como usar o cinto de segurança, colocar as crianças nas cadeirinhas adequadas, respeitar o limite de velocidade, entre outras. E principalmente, não dirigir sob efeito do álcool. Também precisamos ter cuidado nas ultrapassagens, nas nossas rótulas e cruzamentos perigosos, que são grandes problemas na cidade. Prestar atenção nas placas, principalmente na que diz ‘Pare’. Tantas outras atitudes que devemos ter, seja como pedestre ou motorista. Todas as leis que envolvem o trânsito são para proteger vidas. Temos uma legislação que nos protege, então vamos segui-la, pois cada um deve fazer a sua parte. Que essa conscientização seja coloca em prática em todos os meses, não só em maio. Que todos os dias a gente lembre que, no trânsito, muitas vidas estão em nossas mãos. Todos merecem ter a oportunidade de chegar em casa, salvos de acidentes”, salienta Kátia.

A vereadora também lembrou de seu pai, que foi vítima de um acidente de trânsito fatal. “Quem perde um ente familiar de forma trágica sabe o quanto dói. O acidente de trânsito ocorreu na frente da casa dos meus pais e, durante muito tempo, a mancha de sangue ficou na rua, foi muito difícil conviver com isso”, disse.

Com 30 anos de Polícia Militar, a vereadora Maria de Fátima Martins (PSDB) comenta sobre sua experiência em atender acidentes de trânsito e ressalta a importância do Movimento Maio Amarelo.

“As perdas trágicas no trânsito são muito tristes e, a maioria delas, é porque alguém não seguiu as regras impostas. Temos muitos mortos em acidentes de trânsito em todo o Brasil, aproximadamente, 30 mil ao ano, uma média de 80 vidas perdidas por dia. Por isso, o trabalho de conscientização é muito importante. Grande parte da responsabilidade desses acidentes, em torno de 90%, infelizmente, ainda é do motorista. Os quatro principais fatores de acidentes de trânsito são falta de atenção, desobediência à sinalização, excesso de velocidade e ingestão alcoólica. Também temos os fatores mecânicos que, muitas vezes, são imprevistos, mas lembrando que a manutenção do carro é de responsabilidade do proprietário do veículo. Além disso, temos as deficiências nas vias, que é responsabilidade de órgãos públicos”, afirma Maria de Fátima.

A vereadora tem pós-graduação em Educação e Administração no Trânsito e relata alguns ensinamentos do curso.

“O que mais me chamou atenção é que a maioria desses acidentes com vítimas fatais acontecem em torno de 3 Km antes do destino final dos motoristas. É um fato psicológico, pois, quando o motorista sabe que está chegando ao final do destino, ele automaticamente relaxa e não presta mais atenção no trânsito. Nesse momento, os acidentes acontecem. Por isso, em qualquer momento, o motorista precisa prestar atenção no trânsito. Outra questão que precisamos enfatizar é que a maioria dos motoristas que sofrem os acidentes são jovens, o que é muito preocupante, portanto, precisamos cada vez mais conscientizar os jovens sobre a importante da segurança no trânsito, principalmente as crianças, que já vão saber dessa importância desde cedo”, explica Maria de Fátima.

O vereador Egon Ackermann (Republicanos) comenta que um trânsito consciente evitaria muitos acidentes e pouparia muito dinheiro público.

“Se tivéssemos consciência no trânsito, não precisávamos de tantos quebra-molas na cidade. Realmente, é muito difícil conseguir conscientizar as pessoas no trânsito, mas precisamos continuar fazendo a campanha, trabalho que precisa ser feito dia a dia. Também perdi um irmão em um acidente na estrada, sei o quanto é doloroso”, destaca Ackermann.

Já para o edil Cláudio Gottschalk (PDT), a conscientização precisa ser reforçada em Nova Petrópolis, pois o município tem muitas ruas perigosas, principalmente por conta do relevo.

O presidente da Casa Legislativa Municipal, Alexandre da Silva (PSB), ressalta que os itens de segurança no trânsito são essenciais para salvar vidas.

“É sempre muito importante termos uma atenção especial voltada à segurança no trânsito. Pouco tempo atrás, minha filha se envolveu em acidente, no qual seu carro ficou muito danificado. O que salvou a vida da minha filha foi o cinto de segurança, por isso, os itens de segurança são fundamentais. O Movimento Maio Amarelo envolve um tema muito importante que deve ser abordado na escola, pois as crianças são nossas futuras motoristas, precisamos dessa consciência desde cedo”, salienta Silva.

Em 2022, a Campanha Maio Amarelo completa nove anos e no site maioamarelo.com é possível conferir os materiais disponíveis para a divulgação do movimento.

CRÉDITO DA FOTO: Divulgação | Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis