04/05/2022

Vereadores aprovam repasse de R$ 100 mil ao Hospital de Nova Petrópolis

Recurso será utilizado na aquisição de equipamentos de uso permanente

Na sessão ordinária do dia 3 de maio de 2022 foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo nº 31/2022, que autoriza a abertura de crédito especial para criação de rubricas orçamentárias adequadas, com o propósito de repassar recurso financeiro de R$ 100 mil à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), mantedora do Hospital de Nova Petrópolis. O recurso será destinado para a aquisição de equipamentos para execução de ações em saúde, conforme Portaria da SES/RS nº 047/2022 e que, de sua vez, habilita a entidade a receber o recurso.

Segundo a Administração Municipal, o plano de trabalho para aplicação do recurso já foi submetido e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e tem como finalidade a aquisição de equipamentos de uso permanente para o hospital.

Os equipamentos que serão adquiridos são:

• Uma impressora de etiquetas.

• Dois computadores.

• Um ar-condicionado.

• Treze armários para vestiário.

• Duas macas para emergência hospitalar hidráulica.

• Dois carros para curativo e banho.

• Um carro medicação.

• Cinco conjuntos completos de laringoscópio.

• Dois kits dilatador uterino.

• Dois berços com cesto para recém-nascidos.

Diretor administrativo do hospital esclarece dúvidas dos vereadores

O diretor administrativo do Hospital de Nova Petrópolis, Mateus Alexandre Zucolotto, esteve presente na sessão ordinária do dia 26 de abril de 2022. Na oportunidade, Zucolotto esclareceu as dúvidas dos vereadores diante do Projeto de Lei do Executivo nº 031/2022. A principal dúvida, levantada pelo vereador Tarcísio Brescovit (Patriota), foi sobre o valor orçado de uma maca hidráulica para a emergência, item que consta na lista de equipamentos que serão adquiridos pelo hospital por meio do projeto de lei.

Segundo a proposta de aquisição de equipamentos, serão adquiridas duas macas hidráulicas para a emergência, no valor de R$ 20.080,66 cada, totalizando R$ 40.161,32. O preço chamou a atenção do vereador Brescovit, que pesquisou outros valores na internet.

“Encontrei macas com valores menores na internet e também fiz orçamentos com empresas. Como está dentro do papel do vereador questionar os projetos de lei, quero saber se o valor orçado é justo. Quem redigiu essa proposta de aquisição não descreveu qual era a marca da maca, suas descrições técnicas e para que ela será utilizada. A descrição está muito vaga”, afirma Brescovit.

Diante da dúvida, Zucolotto explica que está faltando informações na descrição técnica da maca e se desculpou pelo equívoco.

“Pelo descrito técnico, por ser uma maca de urgência, e pelo orçamento que levantamos, o preço é esse. Ficamos devendo uma descrição técnica mais detalhada. As macas têm diferenças nas descrições técnicas e, se isso não constou na proposta de aquisição, é um erro. A explicação técnica que temos é que foram solicitados três orçamentos para termos uma média de valores, que é o valor que consta no projeto de lei. Projeto que passou pela avaliação do Estado e pelo Conselho Municipal da Saúde. Os itens têm diferença nos valores e modelos, pois cada um tem funções específicas”, disse o diretor administrativo.

Mateus destaca ainda que o Hospital de Nova Petrópolis tem um responsável que faz a parte de compras de equipamentos e medicamentos. “Somos um hospital de pequeno porte, então não temos a condição de ter um setor chamado de Engenharia Clínica. Nesse setor, um engenheiro faz uma avaliação de equipamentos no mercado e comunica o diretor técnico sobre quais os equipamentos serão necessários para o funcionamento do hospital. Atualmente, nós dependemos da simples coleta. Recebemos os fornecedores e analisamos os produtos, orçamos o que precisamos e eles mandam as propostas”, relata.

A vereadora Maria de Fátima Martins (PSDB) salienta que o valor de R$ 100 mil é um recurso que vem de outra esfera do poder e que todas as aquisições que foram aprovadas previamente exige uma prestação de contas.

“Essa prestação é sempre muito criteriosa porque envolve dinheiro público. Então, sabemos da seriedade da equipe e é importante pontuar que, independente do material que for adquirido, haverá uma prestação de contas. O que importa é que esse recurso vai atender a comunidade de Nova Petrópolis”, ressalta Maria de Fátima.

O edil Daniel Carlos Michaelsen (MDB) afirma que esse foi um repasse intermediado pelo deputado estadual Carlos Búrigo e que ocorreu uma demora de um ano e meio para que o recurso fosse liberado, pois o projeto passou por várias etapas.

Por fim, Zucolotto, que está na direção administrativa do Hospital de Nova Petrópolis desde 2014, destaca que a instituição de saúde sempre trabalhou de forma séria e transparente.

“Sempre buscamos recursos, seja a nível federal, estadual ou municipal. Prezamos em comprar o melhor material para colocar à disposição da comunidade. Na área hospitalar, quando compramos vários materiais novos, o preço encarece. O hospital sempre recebeu verbas e auxílios, e somos muito gratos por isso, assim como a comunidade, pois o hospital é de todos. É importante destacar que o hospital é mantido pela OASE, uma associação de senhoras que sempre prezou pelo bom funcionamento da instituição”, conclui.

O Projeto de Lei do Executivo nº 031/2022 foi aprovado com abstenção dos vereadores Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Egon Ackermann (Republicanos) e Tarcísio Bresovit (Patriota).

CRÉDITO DS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP