04/05/2022

Pela primeira vez na história, Legislativo de Nova Petrópolis conta com três mulheres vereadoras

Kátia Regina Zummach, Maria de Fátima Martins e Patrícia Mendes Diniz compõem a Câmara de Vereadores

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis desta terça-feira, 3 de maio, vai entrar para a história. Pela primeira vez, a Casa Legislativa conta com três mulheres vereadoras em exercício. A vereadora titular Kátia Regina Zummach (PSDB) e as suplementes Maria de Fátima Martins (PSDB) e Patrícia Mendes Diniz (Progressistas) compõem a Câmara de Vereadores.

“É muito significativo estarmos com três mulheres no Legislativo. As mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder e serem eleitas, é muito importante termos voz ativa nas tomadas de decisões da nossa cidade. Deveria ser algo normal na política, termos várias mulheres representantes. A mulher pode e deve participar da política e, por isso, devemos comemorar o fato de, no momento, o nosso legislativo estar, mesmo que temporariamente, com três mulheres legislando por um município melhor”, destaca Kátia.

Pequeno Histórico

Foi na 11ª Legislatura (1997 a 2000) que Nova Petrópolis elegeu duas vereadoras titulares: Elisabeth Christina Seibt e Débora Schwantes Braga. Na mesma legislatura, no ano de 2000, a vereadora Elisabeth assume como presidente da Câmara de Vereadores, a única mulher na história que ocupou o cargo.

Já na 14ª Legislatura (2009 a 2012) e na 15ª Legislatura (2013 a 2016), a vereadora titular Simone Elisa Michaelsen Hafner fez parte do corpo de vereadores de Nova Petrópolis. Depois, na 16ª Legislatura (2017 a 2020), Kátia Regina Zummach é eleita pela primeira vez como vereadora, seguindo até a legislatura atual.

CRÉDITO DA FOTO: Divulgação | Câmara Nova Petrópolis