11/05/2022

Escadaria do Bairro Pousada da Neve receberá nome de Escadaria da Esperança

Projeto de Lei do Legislativo nº 009/2022 foi aprovado por todos os vereadores

O Projeto de Lei do Legislativo nº 009/2022, de autoria da vereadora Katia Regina Zummach (PSDB), foi aprovado na sessão ordinária do dia 10 de maio de 2022. A proposição denomina de “Escadaria da Esperança” a escadaria localizada entre as Ruas Berlim e Dois Irmãos, no Bairro Pousada da Neve.

Segundo a vereadora, a escadaria foi construída na década de 1990.

“A comunidade local sempre acreditou que esse espaço poderia ser melhor aproveitado, pois a escadaria tem belas características. No ano de 2021, começou um movimento de revitalização da escadaria e, por meio da Lei do Serviço Voluntário, a Lei Municipal nº 4.972, de 27 de abril de 2021, foram organizados mutirões”, relata Kátia.

De acordo com ela, o serviço voluntário tem o objetivo de estimular e fomentar ações de cidadania e de envolvimento comunitário.

“Os mutirões de limpeza começaram a acontecer em 2021 e o movimento de revitalização foi referendado pela Lei Municipal nº 5.078, de 15 de dezembro de 2021, que autoriza a reforma e revitalização, em regime de mutirão, da escadaria do Bairro Pousada da Neve. Então, numa parceria entre o poder público, doações e o trabalho voluntário, esse projeto de revitalização está sendo levado adiante”, afirma.

Kátia explica como surgiu o nome “Escadaria da Esperança”.

“Em plena pandemia, num momento difícil, onde o mundo todo estava enfrentando o vírus da COVID-19, vários grupos de voluntários começaram a limpeza da escadaria. Isso destacou a força e a magnitude do trabalho voluntário, sobressaindo a esperança de dias melhores. A esperança de que, por pior que seja a situação, ela vai passar”, disse.

Para a vereadora, “ter esperança é ter fé, é sonhar, é agir, é acreditar e ir em busca de resultados positivos. A esperança é como uma força que nos move em diversos caminhos, nos traz perspectivas melhores e nos faz seguir em frente diante das adversidades. Ter esperança é acreditar que existe sempre uma saída, até mesmo para os problemas que parecem impossíveis de superar. Como já dizia Mário Quintava, ‘viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas um grande motivo para ser feliz’”, ressalta.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP