13/05/2022

Vereadores participam da inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia

Evento ocorreu na localidade de Linha Imperial

A cerimônia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, na localidade de Linha Imperial. O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva (PSB), o vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB), as vereadoras Kátia Regina Zummach (PSDB) e Maria de Fátima Martins (PSDB), e a diretora administrativa da Casa Legislativa Municipal, Marli Köhler, estiveram presentes na ocasião. O Cônsul da República Tcheca, Viktor Dolista, também prestigiou o evento.

Na oportunidade, os vereadores visitaram o Museu da Família Alberto Hillebrand, momento que fez parte da programação do evento. O museu, que é propriedade de Adélia e Ovídio Hillebrand, conta a trajetória dos boêmios desde a chegada no Brasil. O local possui documentos, móveis, objetos e utensílios históricos resgatados ao longo do tempo. Em seguida, ocorreu a inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia, junto ao Moinho Hillebrand. O Coro Masculino da Sociedade Concórdia de Linha Imperial cantou uma música no ato da inauguração.

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, destaca o importante significado da história dos boêmios para o município.

“Parabenizo a todos os envolvidos neste projeto, e ressalto a importância de manter viva a história e a cultura dos imigrantes da Boêmia, que no passado contribuíram para o desenvolvimento de Nova Petrópolis”, salienta Silva.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke, e o secretário adjunto da pasta, Guilherme Rasche Lohmann; e o diretor do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis, Gilnei Mucke.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP