18/05/2022

Aprovada moção que repudia a proibição de rodeios no Rio Grande do Sul

Moção foi proposta pela vereadora Patrícia Mendes Diniz

A Moção de Repúdio nº 002/2022, proposta pela vereadora Patrícia Mendes Diniz (Progressistas), foi aprovada na sessão ordinária do dia 17 de maio de 2022. Os vereadores Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Egon Ackermann (Republicanos), Patrícia Mendes Diniz (Progressistas), Severino Seger (MDB) e Tarcísio Brescovit (Patriota) votaram a favor da moção. Já as vereadoras Kátia Regina Zummach (PSDB) e Maria de Fátima Martins (PSDB) se abstiveram da votação.

A moção repudia o Projeto de Lei nº 097/2022, de autoria do Deputado Rodrigo Maroni, que objetiva proibir, no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, a realização de rodeios, sob a justificativa de que, na realização desses eventos, os animais são submetidos à situações ultrajantes de crueldade e tortura.

De acordo com a vereadora Patrícia, tais práticas de crueldade descritas no projeto de lei nunca foram admitidas, consistindo a justificativa do parlamentar em um argumento falacioso que só demonstra o desconhecimento da cultura, dos valores e dos ideais do homem do campo, cultivados e preservados pelos tradicionalistas gaúchos.

“Os rodeios, torneiros e festas campeiras são eventos baseados na origem do tiro de laço e nos costumes do homem do campo, prezando sempre pelo bem-estar e pelo respeito aos animais, tendo o cavalo como seu trono e o bovino como parte integrante da cultura, do lazer e da economia do nosso estado”, ressalta Patrícia.