22/06/2022

Kátia Zummach solicita realização de campanhas educativas para recolhimento dos dejetos de animais

Vereadora indica que sejam instalados saquinhos coletores em diversos pontos do município

A Indicação nº 034/2022, de autoria da vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB), foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, 21 de junho. A proposição solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de campanhas educativas para o recolhimento dos dejetos dos animais, dando ênfase para a Lei Municipal nº 3.534, de 24 de março de 2006, que obriga o condutor de cães a recolher os excrementos produzidos em passeio público. Além disso, a vereadora indica que seja avaliada a possibilidade de instalação de saquinhos coletores de dejetos, em diversos pontos da cidade, de preferência biodegradáveis, e lixeiras para o descarte deles com placas com o teor da lei.

Kátia afirma que recebe constantes reclamações por conta do acúmulo de fezes de animais nas vias públicas e praças de uso comum.

“Temos uma lei municipal que prevê que os proprietários de cães, que transitarem pelo passeio público, devam recolher os excrementos produzidos pelos animais, acondicionando-os de forma adequada, inclusive com previsão de multa. Mas basta caminhar um pouco para se deparar com dejetos de animais que foram ‘esquecidos’ de ser recolhidos pelos tutores. Por isso, ressalto a importância de divulgar a lei em campanhas educativas, como, também, a instalação de equipamentos que visam incentivar as pessoas a colaborar e manter limpos os locais de uso comum. Esses dejetos podem, inclusive, causar problemas de saúde no ser humano e nos animais. Esses tipos de postes com saquinhos e lixeiras já existem em várias cidades do mundo e do Brasil e servem de estímulo para manter a cidade mais limpa, além de prevenir doenças. Lembrando, ainda, que recolher a sujeira dos pets é uma demonstração de respeito pelo espaço comum compartilhado por todos”, destaca a vereadora.